Quando contratar um Plano de Saúde?
Historicamente contratar um plano de saúde ainda não é prioridade para a maioria dos brasileiros. Nessa escala é comum se deparar com outras prioridades tais como: viagem de férias, lazer, seguro automóvel, aquisição de um bem, dentre outras.
Esse comportamento faz parte de uma cultura difícil de mudar, pois uma grande parte dos brasileiros só manifestam a intenção de contratar um plano de saúde diante da necessidade de algum atendimento médico, seja por uma hipótese diagnóstica, doença constatada, condição clínica agravada ou até uma gravidez. Ou seja, um “plano de doença”.
Um exercício simples a ser feito: “Você contrataria um seguro de automóvel somente depois de um acidente ou roubo do veículo? Imagino que não! Então, porque querer contratar um plano de saúde somente depois que uma doença ou lesão foi detectada?”
Importante esclarecer que plano de saúde é uma “poupança”, ou seja, o indivíduo contribui por um determinado período para que no momento que precisar possa contar com a cobertura contratada.
Além disso, os planos de saúde, para sua viabilidade econômico financeira, observam o princípio do mutualismo, ou seja, as carteiras devem ser compostas por pessoas “saudáveis” que vão contribuir na receita que garantirá a cobertura dos “doentes”. Sem isso não há equilíbrio técnico atuarial.
Por fim, observando as informações acima, a legislação vigente prevê que os planos de saúde tenham carências de até 180 dias (300 dias para parto) e cobertura parcial temporária de 24 meses para procedimentos complexos e internações relativas às doenças e lesões preexistentes.
Concluindo, não contratar o plano de saúde porque está saudável é uma decisão equivocada, pois no momento que precisar, o indivíduo será surpreendido negativamente.
Você que está lendo essa matéria e ainda tem dúvidas em contratar um plano de saúde, não hesite, procure a PHD Consultoria e Corretora. É justamente agora o momento certo, pois assim, os prazos de carências e cobertura parcial temporária já começam a ser contados e, quando precisar de serviços médicos, terá acesso as coberturas.